
-
Arquitetos de interiores: NDB DESIGN
- Área: 400 m²
- Ano: 2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado em um centro empresarial voltado para tecnologia, com um parque esportivo localizado logo em frente. Inspirados pela frase “Parar é um passo em direção a uma partida melhor”, adotamos o conceito de pausa como eixo central da proposta, incorporando ao espaço elementos relacionados à temática da viagem na cultura oriental. Pavilhões de descanso integrados à natureza e o icônico baú de viagem do erudito — representado aqui como uma caixa de livros — tornaram-se os principais símbolos na construção do nosso projeto. O pavilhão, uma estrutura tradicionalmente usada para repouso e contemplação, foi reinterpretado sob uma ótica contemporânea, com formas simplificadas que dialogam com a arquitetura atual. Ele assume o papel de estrutura principal do café, representando o ato de “ficar” e funcionando como ponto de convergência, atraindo e conectando as pessoas dentro do ambiente.



A lógica de construção modular melhora a eficiência da edificação e permite a desmontagem e relocação completas, se necessário, no futuro. Ao mesmo tempo, responde aos métodos de construção da arquitetura tradicional chinesa de um ponto de vista conceitual. Quando os convidados se reúnem ao redor do pavilhão do café, observando o barista cuidadosamente preparar cada xícara, o café se torna uma ponte para a comunicação. O pavilhão, por sua vez, se torna um espaço para interação — uma forma espacial transparente, mas focada, que enriquece a experiência.

O 笈 (Ji) é um baú antigo usado por eruditos para carregar bagagens e livros. Nos inspiramos neste objeto requintado utilizado por eruditos viajantes, que é multifuncional, capaz de abrir e fechar, proteger da chuva e até servir como assento. Esperamos trazer essa forma para o espaço, simbolizando o futuro da marca.


O carrinho multifuncional é equipado com rodas móveis e traváveis na parte inferior. A equipe pode facilmente empurrá-lo para qualquer local necessário, expandindo as possibilidades de onde a marca pode aparecer. Em seu uso diário, ele serve como uma solução de exibição e armazenamento dentro da loja, além de um divisor espacial. Pode ser instalado como uma bancada de boas-vindas na rua, montado como uma tenda em um mercado ou até ser usado como um estande em um festival de café. Dependendo do tamanho do espaço, pode ser organizado em várias configurações.


Na entrada da loja, usamos principalmente pedra, incorporando inclusive uma grande pedra bruta como parte da sinalização. Esperamos que esta pedra não polida possa criar um contraste com a atmosfera empresarial moderna ao redor, muito parecido com entrar em uma área montanhosa natural. O objetivo é criar um estado simples e natural que acalme a turbulência interna daqueles que vivenciam o espaço. A madeira quente, o tecido semitransparente e a pedra bruta não refinada — todos os materiais no espaço existem com uma presença suave e discreta. Eles dialogam com a humildade da cultura oriental, alcançando uma ressonância espiritual.


A área de assentos ao ar livre não apenas oferece um pequeno espaço de descanso para a comunidade, mas também serve como um ponto de encontro para pessoas que têm animais de estimação. Além disso, uma bancada junto à janela é especialmente projetada para acomodar clientes que jantam sozinhos. Ao lado do espaço, perto da rua, as tubulações se tornaram uma parte inevitável da vista interna. Usamos, portanto, uma parede sólida para bloqueá-las, criando um fundo para exibições internas. No lado externo, cobrimos os canos com grelhas de metal de estilo industrial e adicionamos sinalização, criando uma nova imagem de fachada que expandiu a área de exibição da marca.














